segunda-feira, 27 de julho de 2009

[Gidion] Joinville e Araquari discutem integração de ônibus

Joinville (29/04/2009) - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
Os prefeitos de Joinville, Carlito Merss, e de Araquari, João Pedro Woitexem, discutiram na tarde desta quarta-feira (28), a necessidade de integração do transporte coletivo entre os dois municípios e como isso será possível. "Temos de resolver essa novela que se arrasta há cerca de 20 anos", disse Carlito.
O encontro aconteceu na Prefeitura de Joinville e reuniu o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Araquari, Antônio Acir de Almeida, o diretor de Eventos e ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari (ACIAA), Jorge Laureano, e a secretária do Gabinete do Prefeito de Joinville, Marta Heinzelmann. Também participaram a primeira-dama de Araquari, Neusa Woitexem, e o vereador Cristiano Bertelli.
Durante a reunião, Carlito lembrou que a integração de ônibus pode depender da retomada da região metropolitana. "Precisamos verificar todas as questões legais", disse. Os dois prefeitos também devem ir ao Departamento de Transportes e Terminais de Santa Catarina (Deter) para debater a questão.
O prefeito de Araquari destacou que a linha Itinga do transporte coletivo urbano de Joinville já percorre 700 metros dentro do município de Araquari. A sugestão de João Pedro é que a linha siga por mais cinco quilômetros, até chegar ao bairro Porto Grande, beneficiando mais de 20 mil pessoas. "Hoje temos moradores que precisam andar quatro a seis quilômetros para pegar um ônibus", disse. O assunto será discutido novamente em reunião de trabalho que deve acontecer na semana que vem.
João Pedro também pediu o apoio de Carlito para mudança no traçado do contorno ferroviário. Segundo o prefeito de Araquari, a alteração já ficou acertada durante reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A Prefeitura de Araquari também já enviou ofício ao DNIT com os argumentos para a alteração do traçado.
Pelo projeto, o contorno ferroviário passará pelo bairro Itinga, o mais populoso de Araquari, com 13 mil habitantes, e também o que mais cresce, segundo João Pedro. O pedido é que o contorno siga mais próximo da BR-101. "E essa mudança, segundo o DNIT, é possível", disse o prefeito de Araquari.

O prefeito Carlito Merss e o prefeito João Pedro Woitexem tentar resolver problema antigo - Joinville, 29/Apr/2009 - Foto: Kátia Nascimento / SECOM

Fonte: www.joinville.sc.gov.br