quarta-feira, 5 de agosto de 2009

[Coletivo Itajaí] História da Empresa de Transporte Coletivo Itajaí Ltda.

Resumo Histórico do Serviço de Transporte Coletivo em Itajaí
O sistema de transporte de passageiros no município de ltajaí começou na década de 50, através de um sistema de ônibus circular. Em 03 de junho de 1965, os sócios Walmor Jerônimo da Silva, lvo Fischer e Manoel Roslindo fundaram a EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO ITAJAÍ LTDA.
No dia 1º de janeiro de 1967, a família Rizzi adquiriu a Empresa, assumindo a completamente a responsabilidade e os serviços.
Naquela época, a empresa contava com apenas 05 ônibus, trafegando com poucas condições de operacionalidade. Com uma pequena estrutura e com poucos funcionários e ainda contando com apenas 07 linhas em operação, a Empresa atendia os itinerários de Cordeiros, Fazenda, Rio Pequeno, Vila Operária, Salseiros, Cabeçudas e São João.
Em três anos de operação no município, a nova administração adquiriu o terreno no qual está funcionando até hoje o escritório e a garagem da Coletivo, situado na Av. Sete de Setembro.
De lá para cá, muita coisa mudou em termos de transporte coletivo em Itajaí. Graças a uma administração "enxuta", sem desperdícios e concentrada na sua meta de servir à população itajaiense, a Coletivo Itajaí hoje é considerada "empresa modelo em Santa Catarina", segundo publicações especializados do setor.
Para chegar a este ponto, não foi fácil. Houve muito trabalho e muito sacrifício de toda diretoria, que apostou tudo em termos de criatividade e desempenho, sempre ouvindo a população usuária.

A Situação Hoje
Hoje a Empresa de Transporte Coletivo Itajaí é uma empresa sólida e com elevado conceito diante da população a que atende, autoridades e fornecedores.
A Empresa está totalmente informatizada, favorecendo não só o desempenho administrativo da mesma, mas muito em especial ao público usuário dos serviços de transporte coletivo de Itajaí, que pode obter a informação que desejar, num mínimo de tempo.
No serviço de manutenção, conta com oficina de chapeação e pintura, borracharia, posto de abastecimento, lavagem e lubrificação e oficina mecânica próprios. Com estes serviços, consegue diminuir em muito os custos de manutenção incidentes nas planilhas que definem a tarifa social. Neste setor, está aparelhada tanto em termos de equipamentos quanto em termos humanos, para recuperar qualquer tipo de danos nas carrocerias ou nos sistemas mecânicos dos seus ônibus.

Dados Estatísticos sobre a Empresa
O sistema de transporte coletivo de Itajaí conta hoje com 64 ônibus, com uma vida média de uso de 5 anos.
Com uma frota jovem e confortável, a Empresa atende 41 linhas regulares, com cerca de 13.500 horários/mês, rodando 316.000 Km/mês.
Para garantir o bom atendimento a todos estes usuários, a Empresa conta com cerca de 180 funcionários, distribuídos nos setores de escritórios, manutenção, e tráfego.

Incrementos
De novembro de 2001 à março de 2002, 25 novos ônibus foram colocados a disposição dos usuários. Só no primeiro semestre de 2002, foram 15 ônibus. Em maio de 2006 a empresa adquiriu mais 10 novos ônibus, todos adaptados com sistema para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Além do visual moderno com design futurista, todos contam poltronas estofadas, vidros fumê, lixeiras, lugares específicos para gestantes, deficientes físicos e idosos. A carroceria é da BUSSCAR com uma característica bem própria, com três portas de acesso, a traseira para embarque, a central e a da frente para desembarque. Todos são equipados com dispositivo eletrônico que impede a locomoção sem que todas as portas estejam totalmente fechadas.
Com os novos ônibus, ficou muito mais fácil também identificar os itinerários. Os letreiros eletrônicos facilitam a visualização com a troca frequente do o nome das Ruas na parte frontal superior do ônibus.
É a Coletivo Itajaí assegurando muito mais conforto e segurança para seus usuários.
A Empresa possui ainda 13 ônibus que possuem equipamentos especiais na porta do meio para operar com passageiros portadores de necessidades especiais. Trata-se de um tipo de elevador hidráulico que desce ao nível do solo e, depois que a cadeira está totalmente dentro do mesmo, este se eleva ao nível do corredor interno do ônibus, facilitando a vida do usuário que, sem ajuda adicional, poderá se deslocar até o local reservado a ele, com toda segurança possível. Para descer, a operação é feita inversamente.
Fonte: http://www.coletivoitajai.com.br/?url=item&id=19